NHB e Maslow


NHB – Necessidades Humanas Básicas

Wanda Horta (1926-1981) um ícone da enfermagem no Brasil descreveu as Necessidades Humanas Básicas e o papel da enfermagem em sua assistência.

"Enfermagem é ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torna-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, contando para isso com a colaboração de outros grupos profissionais"
Horta, 1968.

Todo ser humano possui necessidades desde coisas simples como a alimentação e eliminação fisiológica a coisas complexas como a auto estima e o amor. Um ser humano limitado por uma doença muitas vezes não logra satisfazer suas necessidades precissa de um enfermeiro ou outro profissional que auxilie nesta função. Esta obra tem entre seus princípios a Teoria da Motivação de Maslow (1908-1970).

Teoria de Maslow

São 5 níveis de Necessidades: Fisiológicas, Segurança, Sociais, Estima e Auto realização. Sendo as fisiológicas a mais básicas e a de auto realização o ápice das necessidades.
Segundo Maslow: o ser humano é motivado de satisfazer suas necessidades, buscará primeiramente satisfazer suas necessidades básicas até atingir um nível mínimo de satisfação, só então passara ao próximo nível. Ex: um individuo faminto e carente primeiro buscará saciar sua fome, depois buscara companhia.
A teoria também afirma que não existe satisfação permanente de forma que as necessidades de cada um poderão subir e descer de nível.


Fisiológicas: agua, comida, eliminação de resíduos, higiene, oxigênio e até o sexo.
Segurança: sentir se protegido contra ameaças físicas, psíquicas e sociais.
Sociais: sentir se amado e querido, pertencer a um grupo e compartir.
Estima: ou auto estima é a necessidade de se sentir valioso de estar bem com si mesmo.
Auto realização: aparece de forma natural e á uma sensação de plenitude e contentamento.