Prefácio


Saúde, Doença e Morte

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a Saúde é definida como: “Estado de completo de bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças e enfermidades”.

Assim: a saúde compreende todo o seu universo (seu corpo, sua mente e o seu entorno) esta diretamente relacionada com a qualidade de vida, a mesma pode ser afetada pela doença e o bem estar pelas influencias que vem de fora. Resumidamente: ter Saúde é ter qualidade de vida.

A Doença sempre esta relacionada com coisas ruins, algum mau que afeta nossa qualidade de vida e nos impede de forma parcial ou total desenvolver alguma atividade. Existem varias formas de tratar as doenças sendo que cada caso é avaliado de forma individual, 3 grandes grupos são:
  • Terapêutico: procura reduzir sintomas, bloqueando a evolução da doença e promovendo condições para o restabelecimento.
  • Paliativo: procura reduzir os sintomas, mas não altera a evolução da doença.
  • Preventivo: tratamento utilizado para evitar uma possível doença, EX: vacinas.
    ver texto no site da Bioética.

Algumas doenças tem cura, outras não; podem deixar sequelas ou levar a Morte.

Para a maioria das pessoas a morte associasse a sentimentos de pena, dor e raiva; esta relacionada a tristeza principalmente aos próximos do falecido. Percebe-se que ao conviver com uma pessoa muito doente estes sentimentos aparecem antes mesmo da morte.
Digamos que a morte é uma ferida e que ao cicatrizar percebemos que faz parte da vida: nascer, crescer e morrer. Encarar o fato de que todos nós um dia morreremos e que não existe cura para a morte. Devemos deixar a vida aceitar a morte, não impor a nossa vontade e seguir em frente. A ciência encoraja e prolonga a vida, mas não alcançou a eternidade.